Yoga para Crianças

9 de dezembro de 2016

Seu filho anda meio nervoso, agitado, com falta ou excesso de apetite, respira pela boca, tem problemas de humor, talvez, já esteja tomando algum tipo de anti-depressivo?

Podemos dizer que estes sintomas acima já se tornaram naturais ao nosso dia-a-dia. Quantas vezes já ouvimos alguém contar que o filho está fazendo tratamento para a ansiedade, ou que não agüenta mais a irritação e nervosismo do filho, ou ainda, que  o filho respira pela boca e isso está ocasionando sérios problemas na vida dele?

É cada vez mais comum ouvirmos falar em crianças com crises de depressão, stress, diabetes, problemas respiratórios, obesidade, problemas do sono, hiper-atividade, problemas comportamentais, má postura.

As causas podem ser das mais diversas naturezas, como a correria do dia-a-dia, o avanço da tecnologia, a má alimentação, a poluição, a violência, as crises conjugais dos seus pais que jogam sobre seus filhos as suas frustrações, problemas,  gerando insegurança, revolta, medo.



O Yóga e as crianças

A partir de sete anos de idade (antes, em casos específicos), toda criança pode praticar Yóga.

A dinâmica das aulas é parecida com a dos adultos. As práticas são simples, fáceis de serem executadas. Além dos exercícios físicos como alongamento e fortalecimento de músculos e articulações, também são aplicados exercícios respiratórios, exercícios de concentração,  relaxamento, criatividade e meditação. É também uma prática lúdica.

O que diferencia a prática de adultos com a prática infantil é a linguagem usada para motivar os pequenos.

A criança possui pureza, clareza nos sentimentos, não nasce com preconceitos (a não ser aqueles que são ensinados a eles pelos pais, pela escola, pela internet, pelo mundo), é um Ser a ser formado, vivenciado, ensinado.

Nós pais, precisamos lembrar de que o amor é a mola propulsora do mundo.

A prática regular de Yóga ajuda a criança a perceber seus limites, ao mesmo tempo, que aumentam sua auto-confiança, não poderia deixar de citar  outro enorme benefício que é uma postura correta, um investimento e tanto para o futuro.